Opaxorô é um termo muito utilizado na Umbanda por sua ligação com o Orixá Oxalá e seu símbolo é a criação do mundo, do homem e sabedoria dos mais velhos.
Como objeto, um Opaxorô é um cetro que pode ser de madeira ou metal com três discos redondos e um pombo em sua ponta.
Na concepção da palavra, Opaxorô é a junção de Opá (Cajado) e Xaorô (Algo que faz barulho aproximado ao da chuva).
Um cajado, assim como uma bengala é utilizado pelos mais velhos como apoio para andar, mas seu símbolo representa todo o respeito à experiência e vida dos idosos e de quem tem conhecimento.
Os discos representam as três ‘escalas’ do mundo, sendo a primeira delas o mundo dos Orixás, a segunda como o mundo dos Espíritos e a terceira como o mundo dos seres humanos. Já o pombo representa um comunicador que interliga os três.
Os Enfeites simbolizam o caminho já percorrido pelo Orixá, imaginando que a cada experiência de vida, foram trazidos ‘souveniers’ que representam os lugares frequentados e as experiências de lá trazidas. Por isso o dito que tudo de Oxalá é enfeitado.
Nem sempre um Opaxorô é feito dessa forma, já conheci outras mais rebuscados e outros mais simples. Tudo depende da cultura do médium, da casa onde frequenta e dos materiais que tem a disposição.
Particularmente não acredito que a essência da Umbanda esteja em símbolos e objetos como o Opaxorô, mas sim no sentimento, no respeito à vida e nos Orixás.
Veja também: Pontos de Oxalá